Neste artigo para o portal Sabor da Ilha, Renato Moreira, consultor empresarial da Moreira Mendes e Guia Finanças, aborda uma saída para donos de restaurantes em 2020.
Leia o artigo:
Uma boa notícia para o pequeno e médio empresário em agosto foi liberação de mais uma rodada de empréstimos para pequenas e médias empresas. A ação pode contribuir ativamente não apenas com a manutenção desse grupo de empresas, mas com o crescimento para aqueles que aproveitarem a oportunidade.
Estes empréstimos concedidos pelo governo têm sido utilizados por muitos empresários para compra de novos equipamentos, novos produtos e ampliação de negócios. Depois que o governo liberou a primeira rodada de créditos, os impactos começaram a aparecer.
Os Bancos também começaram a emprestar dinheiro com juros menores e o mercado começou a reagir. Para aquelas empresas que não sofreram tanto com
os impactos da economia, estes empréstimos chegam como oportunidade, pois os juros concedidos pelo governo são excepcionais, além do prazo estendido e carência para pagar.
Contudo, muitos empreendedores que não emitiram notas fiscais em 2019estão perdendo essa oportunidade. O crédito está vinculado ao faturamento e se o empreendedor não emitiu nota, para fins fiscais, não faturou. Legalmente, toda empresa precisa emitir nota fiscal, mas, na prática, ainda existe uma pequena parcela de empresários que ainda não compreenderam o risco de não emitir nota fiscal e acabam arriscam seus negócios com essa prática. Para aqueles que estão dentro das normas legais, o benefício já está liberado no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, do qual os empreendedores precisam consultar seus contadores sobre documentos para a liberação do crédito.