Por Luiz Carlos Serafim, empresário da rede Chico Toicinho Pizza & Grill
Com o término de mais uma temporada de verão, a qualidade do atendimento não apenas aos turistas mas todos freqüentadores de restaurantes e bares volta a ser discutida, já que corresponde a uma gorda fatia do turismo.
Por trás daquele estabelecimento com a fachada atrativa, que está sempre em ordem, limpo, com a cerveja gelada, a porção no capricho e onde o café é tirado no ponto, existe uma engrenagem funcionando a todo vapor. São garçons, cozinheiros, equipe de limpeza, fornecedores, responsáveis pelo caixa e seguranças trabalhando em sincronia, para que os pedidos sejam atendidos dentro do prazo esperado e os clientes saiam satisfeitos. E, por trás de todos, um bom gerente.
Pra assumir a gestão de um negócio em gastronomia, setor forte em Florianópolis e em todo o litoral, é necessário ter claro o tamanho do desafio que isso representa. Segundo o IBGE, quase metade das empresas que são abertas no Brasil fecha antes de completar três anos. Gerir um estabelecimento desses é um trabalho de extrema responsabilidade e exige que o profissional tenha um perfil muito versátil. Ter espírito de liderança, visão estratégica e logística e capacidade de agir em situações de stress, ser multitarefas e se relacionar bem com as pessoas – funcionários e clientes – são apenas algumas das características necessárias.
Um restaurante pode ser resumido como um “fábrica de gentileza”, empatia e satisfação. Os empresários sabem que a cara do seu negócio são os garçons. Exatamente por isso estimulam a qualidade do atendimento, promovendo treinamentos e promoções.
Mais que comer ou beber, quando um grupo de amigos resolve ir a um bar ou a um restaurante, o que eles realmente buscam é desfrutar de um momento prazeroso, pois cada cliente quer ser acolhido. Esta é a palavra.