A competição, que será dividida nas categorias profissional e acadêmica, faz parte das ações referentes ao título de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, concedido a Florianópolis em 2014.
As inscrições para o concurso são realizadas clicando neste link. Lembramos que os vencedores de cada categoria receberão como prêmio a participação (passagem, hospedagem e alimentação) no “IV Foro de los Patrimonios de Hondarribia – Fortificaciones y Gastronomia”, que ocorrerá em março de 2016, na Espanha.
Os participantes devem elaborar pratos à base de ostra na competição. O concurso envolvendo profissionais será realizado na Unisul no dia 17, às 9 horas. Já a disputa para os acadêmicos ocorre no dia 18, na Estácio/Assesc, também a partir das 9 horas. Cada equipe terá no máximo duas horas e meia para cumprir as tarefas.
Considerada a única promoção do gênero no país, a Fenaostra existe há 17 anos, com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano, fator que confere à cidade o título de Capital Nacional da Ostra.