Um pouco do México em Coqueiros

A gastronomia mexicana não leva pimenta em excesso, ao contrário do que se imagina no Brasil, onde predomina a comida no estilo “tex mex”, que é o fast food mexicano. Aí a pimenta é excessiva.

A cozinha mexicana verdadeira, rústica, se baseia mais na combinação de iguarias e molhos e no jeito peculiar de preparo. Seguindo este conceito foi aberto o Tequilaville, reduto mexicano na Via Gastronômica do bairro Coqueiros, na parte insular de Florianópolis, iniciativa da chef Bel Haggeman – a mesma do boteco mais amado da cidade, o Boteco Zé Mané – e da Leila Pinheiro e Angela Monguilhot.

O trio passou 20 dias no México para buscar as referências gastronômicas e de decoração, passando por cidades normalmente fora dos roteiros turísticos de uma primeira viagem ao México:  Cidade do México, Oaxaca, Puebla, Guanajualto, San Miguel de Allende, Xochimilco e Teotihuacan.

Dessa viagem eles trouxeram os objetos do interior do Tequilaville, cujas escolhas de cores e objetos foram para mostrar um pouco mais do México, um México colonial, cheios de Haciendas, artesanatos, louças, cultura e diversão.

A sala em homenagem a Frida Kahlo apresenta algumas réplicas de importantes obras e autoretratos, enquanto no salão principal temos como destaque um lustre feito com as famosas "Cavaleras" e o armário de bebidas, em estilo oratório de igreja, onde são apresentadas as bebida típicas. Arrrriba!  A parte externa, com deck, foi nossa escolha nesses dias de calor.

A comida? Um caso de amor, com certeza.  Do material que recebemos da casa , destacamos os nossos preferidos, verdadeiros afagos das papilas gustativas.

Os molhos – amo guacamole! – são as “salsas mexicanas”, um prato que antecede todos os outros, composto do tradicional guacamole, o pico de galo, pico de galo com manga, salsa roja, salsa cruda, creme azedo, frijolesrefritos e chipotle. Gosta de queijo, peça o  “Chicharron de queso”.

Para se sentir realmente comendo uma comida de rua do México, opte por umas das oito opções de tacos servidos em tortillas de milho orgânico. “O milho utilizado é orgânico e não transgênico de produtores locais. Para quem já visitou o México, o cheiro que essa tortilla exala faz você se sentir novamente lá”, explica a chef. Tem dezenas de tipos de tacos e elegemos nosso "the best": o de camarão! 

Se estamos falando de comida verdadeiramente mexicana, não podemos deixar de falar da tequila do mescau!

Lá servem a tequila como ela deve ser servida, acompanhada de uma dose de sangrita, uma bebida feita a base de suco de tomate, suco de laranja, suco de limão e temperos. Além disso, apresentamos outro destilado muito conhecido pelos mexicanos, mas sem expressão fora de seu território, o mezcal, destilado a base de agave. Toda tequila é um mezcal, pois é feito de agave, mas o mezcal não pode ser tequila, pois a tequila é feita somente do agave azul. Diferente da tequila, o mezcal deve ser servido acompanhado de um gomo de laranja coberto com sal de gusano.  Atualmente o Tequilaville conta com uma carta com mais de 50 opções de tequila e 12 opções de mezcal.

Rua Desembargador Pedro Silva, 2019. Coqueiros, Florianópolis

48- 9647-0004

Fotos
Últimas dicas
15/03/2019
Jardins Cafeteria: café com ambiente de bistrô
 
19/12/2018
Em Jurerê
 
19/12/2018
Novo point em Coqueiros
 
19/12/2018
Máquinas de café Astoria em nova fase
 
 
Mande sua dica
Você sabe fazer alguma comida gostosa e quer dar a dica no site? Conhece algum prato delicioso que já comeu por aí e acha que o site deve dar de dica? Mande pra gente!
 
 
 
 
News no seu e-mail
Do seu jeito!
 
Quer mandar a sua DICA? Indicar algum restaurante que você foi e não está aqui no site? Pedir que o SDI vá atrás de alguma promoção? Vamos adorar a contribuição, sinta-se a vontade para mandar um e-mail com sua colaboração!
Facebook
 
 
Instagram